Tem bolsa na Austrália….(e não é de Canguru)

Do site Universia

Interessados em estudar na Austrália podem se inscrever, até o dia 31 de julho, no Programa Endeavour e concorrer a uma das bolsas oferecidas nos programas Endeavour Research Fellowships (pesquisas de curta duração) e Endeavour International Postgraduate Research Scholarships (bolsas de pós-graduação).

Os auxílios destinados a brasileiros partem de uma iniciativa do Ministério de Educação, Ciências e Treinamento australiano em conceder oportunidades para pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado estrangeiros da Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oriente Médio em uma Instituição de Ensino Superior naquele país.

O Endeavour Research Fellowships é um programa de pesquisa em pós-graduação em qualquer área, com duração de quatro a seis meses, que oferece suporte financeiro aos estudantes estrangeiros da América Latina. A iniciativa do governo australiano prioriza candidatos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.

O Endeavour International Postgraduate Research Scholarships é um programa destinado a estudantes que desejam pleitear uma das 330 bolsas de mestrado ou doutorado ofertadas para estrangeiros em universidades australianas. A duração do programa varia de acordo com cada categoria, sendo dois anos para mestrado e três para doutorado.

Os dois programas oferecem aos bolsistas o custeio da viagem, um valor mensal em dólar australiano e seguro saúde. A única diferença é que os acompanhantes dos estudantes aceitos para o programa de pesquisa de curta duração não receberão ajuda financeira, tendo que arcar com as próprias despesas. Para o programa de pesquisa em nível de mestrado e doutorado as despesas cobrem a anuidade do curso e seguro do estudante e seus dependentes.

Os interessados em pleitear uma bolsa devem fazer um pedido junto às universidades participantes do programa no qual têm interesse de estudar. O processo de seleção dos beneficiados é conduzido pelas Instituições de Ensino com base nas diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Educação, Ciência e Treinamento australiano.

Como se inscrever

Estudantes brasileiros que pretendem se candidatar em uma das duas oportunidades na Austrália devem comprovar alto desempenho acadêmico nos estudos, além de levantar a documentação necessária para efetuar sua inscrição. A lista de documentos exigidos está disponível no site do Programa Endeavour. Todas as bolsas oferecidas pelo Endeavour exigem um teste de certificação IELTS (International English Language Testing System) e TOEFL (Test of English as a Foreign Language) que precisa ser anexado ao formulário de inscrição do candidato. É necessário que o estudante tenha bons resultados nos exames de certificação da língua exigidos pelos programas. (Saiba como providenciar um exame de certificação da língua inglesa clicando aqui).

Para ser elegível a uma das bolsas oferecidas pelo programa Endeavour o candidato ainda deve ser residente em seu país de cidadania, ou no país em que ele tenha residência permanente. A única exceção é se o país natal do candidato é membro da UE (União Européia) e ele estiver temporariamente residindo em outro país membro da UE. Também é necessário ter concluído uma graduação que demonstre alto nível acadêmico e ter uma confirmação da aceitação de uma universidade participante. Outro quesito importante é apresentar um projeto de pesquisa bem definida que seja relevante aos interesses da Austrália e do país de origem do candidato. Informações sobre instituições australianas podem ser obtidas no site http://www.studyinaustralia.gov.au.

O candidato ainda precisará de referências que não podem ser feitas por membros da família. Ele deverá consultar coordenadores de curso, outros professores e especialistas que sejam considerados seus pares, ou seja, no mesmo grau de instrução que o candidato, além de seu próprio empregador para conferir as referências. Em outubro de 2008, todos os candidatos receberão resposta sobre a sua candidatura.

Mais informações

Outros detalhes sobre o programa estão no site oficial http://www.endeavour.dest.gov.au/ O portal Study in Austrália oferece algumas informações em português e apresenta um sistema de busca de bolsas de estudo http://studyinaustralia.gov.au/Sia/pt/CourseSearch/ScholarshipSearch.htm.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s