Engenharia Ambiental abre comemoração dos dez anos com palestra de Vilfredo Schürmann

 Jônata Gonçalves da Silva, Fernanda Dellagiustina, Fernanda Prado, Felipe L. L. de Souza e Joecy Henings.

 “Queríamos comemorar em grande estilo, e conseguimos”. Essas foram as palavras da coordenadora do curso de

Engenharia Ambiental, Janete Feijó, após a palestra “O mundo em duas voltas” de Vilfredo Schürmann, que abriu as comemorações dos dez anos do curso na Univali  na noite de ontem, 25.

O Coral da Univali ilustrou a abertura do evento. Entre as músicas executadas pelos coralistas, uma em particular chamou a atenção para a questão ambiental, “Planeta Água”. E foi na água que Shürmann descobriu a sua vocação. Economista formado pela UFSC, ex-consultor de grandes empresas como

 

Bunge e Weg , Vilfredo teve a sua vida transformada a partir de uma viagem com a sua esposa, Heloísa, ao Caribe em 1974.

Seu fascínio pelo mar o fez trocar uma carreira sólida pela aventura de velejar. Conhecida internacionalmente pelas duas voltas ao mundo que realizou, a

 

Família Schümann  atualmente desenvolve palestras, em que fala sobre as aventuras que viveu, sobre o respeito à natureza e às outras culturas.

Como uma empresa flutuante, Schürmann delegou funções dentro de seu veleiro, conseguiu patrocinadores e planejou minuciosamente a viagem junto à família. Na palestra, destacou a importância da colaboração no convívio, do comprometimento e da flexibilidade no trabalho em equipe para o sucesso de sua viagem.

Motivados pelo o que viram durante as viagens e pela dura realidade ambiental no mundo, no ano de 1999 a família fundou o Instituto Família Schürmann, uma entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Recentemente denominado

 

Instituto Kat Schürmann , em homenagem à filha mais nova do casal, que faleceu em maio de 2006.

Segundo Schürmann, a entidade visa contribuir para a qualidade sócio-ambiental através de desenvolvimento de pesquisas e da implementação de programas de educação ambiental para crianças das escolas públicas e privadas no município de

 

Bombinhas  (SC), onde se localiza o Instituto.

Quando o palestrante é questionado sobre a atual situação ambiental do Brasil e sobre o profissional de Engenharia Ambiental, Schürmann é categórico em dizer que o campo de trabalho está em plena expansão e é de extrema importância para o meio ambiente pessoas capacitadas nesta área.

Em seu instituto, 98% do esgoto é tratado e reutilizado, além da economia de energia através do uso de quatro placas de energia solar. Schürmann pretende estender o seu projeto para a cidade de Bombinhas e futuramente para o país.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s