Graduação em Engenharia Ambiental, da Univali completa 10 anos

Leonardo Nunes

Marco Aurélio Kistner

Marina Liz Dalcastagne

Sarita Gianesini

 

 

 

Os 10 anos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) merecem uma comemoração especial. E ela foi programada entre os dias 25 e 27 de agosto. A coordenadora do curso, Janete Feijó, explica que como a abrangência da Engenharia Ambiental é bastante ampla, o evento comemorativo foi pensado para contemplar seus mais diversos segmentos.  

A abertura do evento ocorreu no dia 25 de agosto, às 19 horas no Teatro Adelaide Konder, Univali. Com a palestra “O mundo em duas voltas” o economista e navegador Vilfredo Schürmann, compartilhou um pouco de suas experiências nos mares do planeta com sua família a bordo de um veleiro.

 Schürmann discorreu sobre planejamento estratégico, foco, metas, importância do trabalho em equipe, problemas ambientais e sobre experiências com as mais diversas culturas. O velejador emocionou a platéia de aproximadamente 500 pessoas com a história da pequena Kat, sua filha já falecida e mencionou o trabalho realizado no Instituto Kat Schürmann.  

Por sugestão de Vilfredo Schürmann, foi cobrado como ingresso na sua palestra um quilo de alimento não perecível. Estima-se que tenham sido arrecadados 300 quilos de alimentos. O destino das doações será o Grupo Escoteiro do bairro Imaruí, uma comunidade carente de Itajaí. 

Na manhã do dia 26, ocorreram a Série de Seminários em Engenharia Ambiental – Especial 10 Anos, no auditório do curso de Farmácia, bloco 17. Foram discutidos três temas: Impactos Ambientais nos derramamentos de hidrocarbonetos, Gestão do Meio Ambiente pela Polícia Militar Ambiental e Programa pró-rio Uruguai e Aqüífero Guarani.

Do meio-dia às 14 horas, foi exibida a primeira sessão do Cine Ambiental, com documentário A última hora. As comemorações da graduação em Engenharia Ambiental contaram ainda com quatro oficinas ministradas no dia 26, das 14 às 18 horas e novamente das 18h30 às 22 horas. No mesmo dia, também aconteceram quatro mini-cursos, com 8 horas de aula.  

Segundo o vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (Caenam) Guilherme Bottan, todas as vagas para as oficinas e mini-cursos foram preenchidas rapidamente. “Como são poucas as vagas para os mini-cursos e oficinas, acho que a coordenação deveria abrir um espaço para que alunos da Engenharia Ambiental que já trabalham com pesquisa, ministrassem oficinas e mini-cursos”, reivindica Bottan.

No último dia de atividades, os eventos principais serão realizados no auditório de Farmácia, bloco 17. Pela manhã, o Fórum do Curso, a partir das 14 horas, Mesa Redonda com Egressos da Engenharia Ambiental e a noite, às 19 horas, ocorre o encerramento das comemorações dos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental. Também no dia 27, acontece a exibição do filme La Belle Verte (Turista Espacial), ao meio-dia.

A coordenadora do curso, Janete Feijó, afirma que a grande dificuldade de organizar um evento como este, é por ser algo totalmente diverso do que faz no dia-a-dia. “Tem um setor de Gestão de Eventos que nos apoiou. Mas o contato, a preocupação em não esquecer de ninguém, de agradecer cada palestrante que sai da sua oficina, do seu mini-curso, com uma carta, um documento da coordenação, certificando aquele momento são coisas que a gente não pode esquecer”, explica a coordenadora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s