1ª Mostra de Cinema CineArte Clube: a temática social invade a programação

Mayella Krause, Fabieli Kehl, Joice dos Santos

 

   Durante toda a Semana de Comunicação 2008, a Mostra de Cinema CineArte Clube estará apresentando filmes e documentários recentes do mundo cinematográfico, privilegiando as produções que estão fora do grande circuito comercial.

   A iniciativa de realizar a Mostra partiu dos próprios organizadores do CineArte Clube – um projeto cultural de incentivo ao cinema, idealizado pelos acadêmicos de jornalismo Renan Accioly Wamser e Mayella Krause – que fizeram a parceria com o Caicom para divulgá-lo.

   Até a próxima quinta-feira (dia 2), serão exibidos quatro filmes e quatro documentários – tanto nacionais, quanto internacionais. O encerramento acontece na sexta-feira (dia 3), com um Festival de Curtas-Metragens.

   Segundo Renan, o evento tem como objetivo formar a opinião crítica do público: “escolhemos filmes com temáticas sociais porque acrescentam algo na vida das pessoas, que retratam a vida e ser-humano de uma maneira diferente daquela que estamos acostumados”.

   Renan ainda afirma que “o CineArte Clube sempre buscou mostrar o cinema como arte, não como lazer”, e esse foi o critério de seleção dos filmes: “deixar as produções hollywoodianas de lado para dar espaço aos diretores que não tiveram um devido reconhecimento”.

   São duas sessões por dia – a primeira às 14h e a segunda às 16h30m – na sala 201, bloco 11, na Univali de Itajaí.

 

Confira a programação completa:

 

Segunda-feira (29/09)

14h – Pixote, a Lei do Mais Fraco

 

16h30m – 25 Watts

Ano: 2001
País: Uruguai
Dir.: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll
Sinopse: Em Montevidéu, três rapazes tentam sobreviver a um domingo. Eles têm problemas com estudos e garotas, mas a única coisa que sabem fazer é ficar bêbados, dormir e encontrar pessoas estranhas.

 

Terça-feira (30/09)

14h – Edifício Master

Ano: 2002
País: Brasil
Dir.: Eduardo Coutinho
Sinopse: Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

 

16h30m – Screamers

Ano: 2006
País: Reino Unido/EUA
Dir.: Carla Garapedian
Sinopse: O documentário acompanha a banda System of a Down em uma turnê pela Europa e, neste percurso, explica o que foi o genocídio armênio – o primeiro genocídio do século XX. Um vasto arquivo de imagens, vídeos e depoimentos de sobreviventes é mostrado na obra, que também aborda questões sociais sobre os massacres de Ruanda, Camboja, Darfur, Saravejo e do Holocausto. Tudo isso misturado em meio à partes de shows do System Of Down.

 

Quarta-feira (01/10)

14h – Baixio das Bestas

Ano: 2007
País: Brasil
Dir.: Claúdio Assis
Sinopse: Auxiliadora (Mariah Teixeira) é uma jovem de 16 anos explorada e mantida dentro de casa pelo avô Heitor (Fernando Teixeira), em um pequeno povoado na Zona da Mata pernambucana. Durante algumas noites, o avô leva a garota ao posto de gasolina para expô-la nua a troco de alguns reais. Na cidade, Everardo (Matheus Nachtergaele) e Cícero (Caio Blat) promovem orgias violentas na casa de Dona Margarida (Conceição Camarotti), onde moram algumas prostitutas. As vidas de todos se entrelaçam em um drama sobre a condição da mulher naquela região.

 

16h30m – Tartarugas Podem Voar

Ano: 2004
País:
Irã
Dir.:

Sinopse: História real. Num acampamento de refugiados curdos (fronteira entre Irã e Iraque), semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. O filme registra o caos em que essas pessoas vivem, o isolamento e a completa falta de informações relativas à guerra. Agrin (Avaz Latif), uma garota de 14 anos, chega à região com seu irmão e um filho pequeno. Eles, que encontram dificuldade em se relacionar com os outros refugiados, também acabam de passar por uma experiência traumática.

 

Quinta-feira (02/10)

14h – Andarilho

Ano: 2007
País: Brasil
Dir.:
Cao Guimarães
Sinopse: Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um do seu jeito, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório.

 

16h30m – Zeitgeist

Ano: 2007
País: Reino Unido/EUA
Dir.: Peter Joseph
Sinopse: Documentário realizado com a finalidade de inspirar as pessoas a começar a olhar para o mundo a partir de uma perspectiva mais crítica e levá-las a compreender que as coisas, muito freqüentemente, não são o que parecem ser.

 

Sexta-feira (03/10)

A partir das 14h será exibido curtas de Peggy Rajski, Gus Van Sant, Pepe Danquart, Torill Kove, Albert Lamorisse, Ousmane Sembéne, Salvador Dali, Cao Guimaraes, Selton Melo e Guilherme Marcondes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s