Michele Caetano discute Cinema e a Propaganda Política

 

 

O diretor e roteirista cinematográfico Michele Caetano deu continuidade ao ciclo de palestras da Semana de Comunicação, com o tema Cinema e Propaganda Política. A conferência aconteceu às 9h da quarta-feira, no Teatro Adelaide Konder, no campus central da Univali, em Itajaí. Michele está em sua décima campanha política, no município de Blumenau, e disse estar “surpreso” com as continuas “baixarias e ataques pessoais”. “Sempre tive a impressão de Santa Catarina ser um estado político mais elitizado”, declarou.

 Em sua visão, o viés do marketing eleitoral é muito mais antropológico do que ideológico. O diretor disse que o marketing eleitoral deve ser trabalhado como qualquer outro tipo de espetáculo. “Você deve não só despertar, como seduzir o eleitor, uma vez que temos na figura do político, um repositório de nossas necessidades”, afirmou. A população tem necessidades básicas como educação, segurança e emprego. Lembrou que o público precisa estar próximo de seus candidatos.

 “Perdeu-se aquele tom carnavalesco”, ao comparar a campanha eleitoral brasileira com a estadunidense. Michele afirmou que carecemos de “um tom democrático de participação popular”. Premiado cinco vezes como Profissional do Ano da Rede Globo, acredita que a política não evoluirá enquanto o judiciário continuar com o papel do legislativo. “Vivemos na ditadura do judiciário”. “E se temos péssimos políticos é porque nossa sociedade é antiética”, completou.

 Roteirista de diversos curtas, entre eles: Me apaixonei ontem entre 21 e 23 horas (2005), Luxúria e Gula (2006), Scarlet (2009), apontou falhas e indicou características para um filme de sucesso. “Por que nossos filmes são fracos?”, perguntou à platéia. “Porque nosso povo é inculto”, respondeu. De acordo com Michele, os roteiros devem apresentar verossimilhança. O que diferencia os personagens de uma história qualquer, é a carga emocional. “Filmes mexem com as nossas emoções”. “São como espelhos”, concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s