Oficina esclarece semiótica

 

Sarita Gianesini

 

Semiótica é a teoria dos signos e foi tema da oficina ocorrida na tarde de ontem (01/10), na sala 106, bloco 12 da Universidade do Vale do Itajaí. O professor Isaías Venera explicou que a semiótica peirceana é um movimento de desnaturalização da nossa realidade, de tomar a representação das coisas como sendo as coisas.

Os doze alunos presentes mantiveram-se concentrados durante a oficina, tentando entender este tema que parece cercado de mistérios. Houve até quem dissesse que acha muito interessante passar uma mensagem para outra pessoa, sem que ela se dê conta de que está sendo o receptor. Venera esclarece que o campo da semiótica diferencia o real (embora esta não seja a palavra adequada), do campo de representação que alguém produz e do receptor.  “Com a convergência midiática, a potência de representar a vida está aumentando muito. Temos imagem, som, ciberespaço”, lembra.

 

Muitos conceitos foram explorados durante a oficina, como o de signo, que possui 3 faces: o representamen, objeto do signo e interpretamen.  O primeiro relaciona-se a forma como o signo se manifesta, o segundo ao que o signo faz referência o último ao efeito do signo na mente, no comunicar.

O professor ainda destaca que os signos podem ser classificados em ícones, índices e símbolos. Os ícones associam-se à primeira impressão, os índices têm correspondência direta com algo exterior ao signo.  Já os símbolos possuem uma natureza totalmente diversa dos anteriores, uma vez que o são não se relaciona aquilo que representam. Venera afirma que a maneira de interação com os signos é o que determina como podem ser classificados e que em última estância, tudo é semiótica. 

A acadêmica do 3º período de Jornalismo Clara da Silva, 19, conta que a oficina de semiótica serviu para compreender melhor o conteúdo visto na disciplina de Teoria da Comunicação e entender melhor o que a imagem pode gerar no inconsciente do receptor, a interpretação aplicada tanto ao texto jornalístico, como também às imagens.    

 

 

Assista ao vídeo para entender melhor o que é semiótica: http://www.youtube.com/watch?v=jJbK0SlG0fE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s