Egresso lança seu TCC em documentário

O jornalista Paulo Henrique de Moura, egresso do Jornalismo Univali, lança na próxima quarta-feira (25), o documentário “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro”, no Café e Cultura que fica no Centro de Cultura Popular (Mercado Velho). O documentário mostra o dia-a-dia de três empregadas domésticas de Itajaí, suas dificuldades, sonhos e realizações e foi desenvolvido como seu Trabalho de Conclusão de Curso. Serão duas exibições: às 20 horas e as 20h30. A entrada é gratuita.

Em 2007 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou a existência de mais de 06 milhões de empregadas domésticas em todo o país. Este índice representa 20% de toda a força de trabalho ativa do setor feminino no Brasil. As pesquisas revelaram ainda que as empregadas domésticas formam no país, um exército de quase cinco milhões de mulheres – apenas 6,84% são homens. Segundo a pesquisa, 61% delas não têm o ensino fundamental completo, estudam pouco, são de famílias pobres e costumam migrar para as grandes cidades em busca de uma vida melhor.

“Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” é sobre três mulheres que moram a menos de 20 minutos de distância uma da outra. Apesar de trajetórias diferentes, elas têm em comum a profissão: são empregadas domésticas. Um trabalho que não é visto como uma carreira a ser seguida, mas uma sina, algo que o destino reserva para algumas pessoas. “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” não retrata as empregadas como vítimas, e sim como pessoas que exercem essa atividade porque precisam e outras porque gostam dela. Mostra ainda, que merecem reconhecimento pelo trabalho que desempenham.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s