Palestra com o jornalista argentino Ezequiel Diaz Savino

Os acadêmicos Solano Knoblauch e Victor Fernando Pereira, do quinto período, escreveram sobre a visita do jornalista argentino Ezequiel Diaz Savino à sala de aula. Confira:

O jornalista argentino Ezequiel Diaz Savino, repórter do Jornal do Comércio (região de Barra Velha, Santa Catarina) realizou palestra na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sobre o jornalismo na América Latina, comparando os modelos argentino e brasileiro.
Em um breve histórico da imprensa argentina, Ezequiel citou os principais jornais do país, começando pela primeira publicação de maior abrangência, a Gazeta de Buenos Aires, fundada em 1810. O jornalista também explicou sobre o atual mercado de mídia argentino, com uma grande participação do grupo La Nación, porém dominado pelo grupo El Clarín, que abrange 6 canais de TV, 10 de rádio, portais de notícias e jornais impressos.    Ao analisar o comportamento dos jornais, ele classificou o Clarín e a maioria dos jornais argentinos como sendo esquerdistas, em constante conflito com o governo. Ezequiel também comentou sobre os sistemas de rádio e de televisão na Argentina, com seus principais veículos e características.
Na questão da graduação em Jornalismo, iniciada tardiamente na Argentina (década de 1970), Ezequiel explicou a situação do país, que não exige a obrigatoriedade do diploma, apesar de cobrar algum tipo de estudo na área de cobertura de cada jornalista.
Sobre as condições de trabalho para o jornalista na Argentina, ele disse que não existe uma Federação Nacional de Jornalistas, apenas sindicatos em cada província (equivalentes aos estados brasileiros). O salário, à época que Ezequiel saiu de Buenos Aires e veio para o Brasil,há cerca de quatro anos, girava em torno de 700 reais. A jornada de trabalho é de 8 horas diárias e o direito a um mês de férias só é concedido ao fim de aproximadamente três anos.
Em relação às características do jornalismo argentino, Ezequiel citou o maior arrojo dos argentinos em relação principalmente a denúncias e fatos políticos e ressaltou que o público argentino é bastante exigente quanto ao trabalho do jornalista. Ele também comentou que o jornalismo esportivo, a exemplo do Brasil, tem grande espaço na mídia argentina, principalmente na televisão, aos domingos.

Anúncios

3 comentários sobre “Palestra com o jornalista argentino Ezequiel Diaz Savino

  1. Boa Tarde,
    fui para Buenos Aires e fiquei apaixonada pela cidade. Trabalho na parte de comunicação interna de uma empresa no Rio de Janeiro. Gostaria de saber como funciona para um brasileiro trabalhar com comunicação empresarial em Buenos Aires, salários, benefícios e a aceitação dos argentinos para este profissional? É complicado achar trabalho para este ramo?
    Obrigada
    Michele Baêta

    • Olá Michele!
      Desculpa pela demora em responder.
      O e-mail do jornalista Ezequiel Diaz Savino é ezequieldiaz@yahoo.com
      Abraço!
      Clara Rosália
      Estagiária da Central de Notícias do Curso de Jornalismo

  2. Olá, Michele!
    Nós entraremos em contato com o jornalista Ezequiel e na segunda-feira te passamos o e-mail dele.
    Abraço.
    Clara – estagiária da Central de Notícias do Curso de Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s