Um ambiente para experimentar

por Ana Paula da Costa, Pietra Garcia, Pricilla Tiane Vargas e Wiliam Koester

Quem lê um jornal nem imagina a correria que é a sua confecção. É um material complexo que passa pelas mãos de várias pessoas até chegar às mão do leitor. O tempo é apertado e não há muitas chances para errar, por isso a universidade é o lugar perfeito para experimentar.

E é para aprender como agir no exercício da profissão que os acadêmicos de jornalismo circulam pelos corredores que vão da Biblioteca, passam pelo bloco 10 e 11 até chegar no bloco 12, no campus Itajaí da Univali. Lá, em cada uma das salas, é possível encontrar professores e acadêmicos interagindo e respirando os elementos da profissão de jornalista.

Desde o primeiro período, surgem conteúdos que vão integrar o jornal laboratório Cobaia, fruto do trabalho de alunos e professores na Agência Integrada de Comunicação. É de lá que saem os jornais que são lidos nos mais diversos lugares do campus.

Confira a versão impressa do Cobaia

Subindo as escadas do bloco 12, encontramos a sala do Núcleo de Projetos em Comunicação, onde professores e alunos se dedicam a refletir e pesquisar sobre a profissão. O Monitor de Mídia, grupo de pesquisa que completou dez anos de existência em 2011, analisa a produção dos meios de comunicação da região. Atualmente, oito alunos trabalham no projeto, com bolsas de pesquisa, sob a orientação das professoras Laura Seligman e Valquíria Michela John.

O objetivo das pesquisas é fazer com que os alunos coloquem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, de modo que desenvolvam, como profissionais, o senso critico em relação à mídia e à educação. “Não existe teoria sem prática, nem prática sem teoria”, lembra a professora Valquíria.

Saiba mais sobre a pesquisa no Curso de Jornalismo

Matéria produzida por acadêmicos do segundo período do Curso de Jornalismo, na disciplina de Ciberjornalismo, sob a orientação da professora Laura Seligman.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s