Academia e mercado trocam ideias

Na quinta-feira, dia 3, a turma de Assessoria de Comunicação recebeu em sala profissionais da área para uma conversa sobre a profissão. A disciplina, ministrada pela professora Lígia Najdzion, reúne acadêmicos das três habilitações do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – e evidencia, em sua essência, a tendência de integração observada no mercado. À turma, coube a tarefa de elaborar as perguntas que nortearam o bate-papo, mediado pelos acadêmicos Martin dos Santos, Analú Vignoli e Ana Clara Marques.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O jornalista Ricardo Ruas e o relações públicas Jean Pablo Cardoso foram os convidados da noite. Ricardo é jornalista formado pela Univali, especialista em Gestão da Comunicação Empresarial, sócio-proprietário e diretor de conteúdo da Oficina das palavras, empresa de assessoria de imprensa que ajudou a criar. Trabalhou em diversos veículos de comunicação da região: Jornal de Santa Catarina, RBS TV, Rádio Univali, RIC TV Record e Diário da Cidade. Jean Pablo Cardoso, formado em Relações Públicas, é conhecido na região por seu trabalho como apresentador e repórter da TVBE. Realiza trabalhos como cerimonialista e é diretor da filial catarinense da empresa CWA Clipping.

Características pessoais e competência foram apontados como fatores determinantes para o exercício da função de assessor de imprensa, independentemente da habilitação. O perfil deste profissional e a divisão de tarefas entre cada uma das habilitações em um trabalho de comunicação integrada é praticamente impossível de estabelecer com precisão. “Habilidades se fundem, e é muito difícil mensurar quem faz o quê”, explica Ricardo. A receita para um bom assessor, no entanto, não pode prescindir de ingredientes como perspicácia, criatividade, bom texto e capacidade para trabalhar em grupo, na visão do jornalista. Para Jean Pablo, uma boa dose de liderança também se faz necessária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s