Hipólito José da Costa, um dos nomes da imprensa brasileira

Foto ilustrativa

por Analú Vignoli

O mês de junho inicia com comemoração para os profissionais da imprensa. Isso porque no último dia primeiro foi comemorado o Dia da Imprensa. Data que marca o lançamento e nascimento do Jornal Correio Braziliense em 1808. O “Armazém Literário”, como também era conhecido o jornal, teve sua primeira publicação feita diretamente de Londres, onde residia Hipólito José da Costa.

Em fascículos mensais, com cerca de 80 páginas, circulou até o ano de 1822, quando foi extinta sua edição e proibida à circulação no Brasil e em Portugal. O que se compreendia sobre informação a ser divulgada, na época, dava conta dos assuntos que iam ao encontro dos interesses da Corte Portuguesa. Algo a que Hipólito era contrário. À frente da produção do Correio Braziliense, as publicações do veículo pregavam ideias de liberdade, igualdade e fraternidade. A proibição não extinguiu o jornal, que continuou a circular de forma clandestina no Brasil e na metrópole portuguesa.

A história da imprensa sempre foi marcada por “desbravadores de repressões” e Hipólito sabia bem o que estava fazendo. Formado em leis, filosofia e matemática, o filho de uma família abastada do Rio de Janeiro, se “rebelou” contra as imposições da Coroa Portuguesa, expandindo suas ideias liberais, entre elas, a de emancipação colonial.

O Dia Nacional da Imprensa foi instituído pela Lei 9.831/1999. Para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o dia 1º de junho, mais do que uma data comemorativa, é um dia de reflexão e de luta pela necessária valorização do Jornalismo e dos profissionais desta categoria.

Depois do reconhecimento pelo seu pioneirismo na imprensa, Hipólito José da Costa foi homenageado dando nome ao Museu da Comunicação de Porto Alegre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s