Os Desafios da Reportagem

por Fernanda Pereira

Em uma palestra com a duração de aproximadamente duas horas, o Jornalista Caco Barcellos, com mais de 20 anos de carreira, deu uma lição aos futuros jornalistas e aos fãs que estiveram presentes. A palestra que fez parte do Evento Olhares Múltiplos, lotou o Teatro Adelaide Konder e causou euforia nos presentes. O Jornalista gaúcho de 62 anos, que se intitula como “Herdeiro de vergonha na cara”, com uma fala quase ideológica, despertou opiniões favoráveis e contrárias em relação a seu posicionamento quanto à idoneidade da polícia, e de alguns tipos de veículos de comunicação no Brasil.

Com dois livros publicados, Rota 66, e O Abusado, Caco relatou suas experiências e os desafios de uma boa reportagem, e mais ainda, o que é preciso para ser um bom jornalista investigativo. Muitas experiências e muitas histórias na mala, que carrega em todas as suas viagens, local onde sempre estão objetos pessoais e que marcaram sua trajetória. Caco fez questão de mostrar e falar sobre os objetos, como se fossem uma espécie de amuletos de sua história.  Aplaudido de pé por todos os presentes, Caco terminou sua palestra e ainda atendeu os fãs que não deixaram o jornalista ir embora sem antes tirar uma foto com o ídolo.

Anúncios

Um comentário sobre “Os Desafios da Reportagem

  1. Caco Barcellos além de ser um grande jornalista , é um exemplo de cidadão.
    Sempre muito humano em suas matérias, ele procura transmitir ao receptor a informação de forma “organizada, controlável e eficaz”(Idéias de Weiner).
    De acordo com Weiner é dessa forma que deve ser a informação ao receptor.
    “A informação é a mensagem”.(Weiner)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s