Consumo com consciência

A moda adequada ao pensamento sustentável

Texto e fotos: Elaíse Cidral

Em uma sociedade de consumo, que tal falarmos sobre economia solidária? O que muitos chamam de lixo se tornam verdadeiras obras primas nas mãos de quem sabe que tudo pode ser reutilizado, seja para criar uma peça de decoração ou até mesmo uma roupa.

            A moda não fica de fora desse projeto que usa materiais recicláveis para criar peças variadas. São camisas, calças, vestidos e até mesmo tênis produzidos de forma sustentável provando que nem mesmo as tendências precisam agredir o meio ambiente e podem atingir todas as classes sociais.

            O Centro Público de Economia Solidária de Itajaí, mais conhecido como CEPESI, trabalha com esse lema: proporcionar renda para quem não pode trabalhar fora ou até mesmo para quem ganha pouco e possui talento como artesão. De acordo com Vilso João Felizari, gerente do CEPESI, apenas 20% da venda fica com o Centro para ajudar a manter as despesas do local, os outros 80% ficam com o responsável pelo produto vendido.

            O esforço para manter o CEPESI funcionando é grande, o consumo sustentável ainda é uma ideia nova e pouco frequente na atitude de quem compra. Um exemplo são os eletrônicos, descartados a todo momento, e as próprias roupas, pouco aproveitadas de uma coleção para outra.

IMG_8096 IMG_8057

            Essa é uma das questões que vão ser respondidas pela professora Neide Schult da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, na palestra  Moda e Sustentabilidade que vai ser ministrada no campus de Balneário Camboriú no dia 28 de maio às 10 horas da manhã. A oficina faz parte do evento Olhares Múltiplos promovido pela Universidade do Vale do Itajaí ( Univali) e realizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, uma oportunidade para repensar seus atos no meio ambiente com um tema tão atua que é a moda e suas tendências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s