Amor de Guia: a história de cães que emprestam seus olhos para quem não pode ver

Livro retrata momentos marcantes entre pessoas e o cão-guia, através do seu serviço e amor incondicional. A obra, que já conquistou milhares de fãs em mídia social, depende do apoio da população para ser publicada através da campanha no site: www.bookstart.com.br/amordeguia

Balneário Camboriú, SC – Aos 50 anos, Carlos Eduardo Alvim que é aposentado, teve uma das experiências mais marcantes de sua vida até agora: viajou sozinho de avião. A viagem teria sido comum se ele não fosse cego e não estivesse acompanhado por seu cão-guia, a Golden retriver Brida. Há três anos juntos eles fazem parte de uma minoria no Brasil, já que, assim como Brida, existem apenas outros 70 cães-guia em serviço no país. Para contar histórias como esta e apresentar às pessoas como ocorre o processo de treinamento dos cães de serviço que auxiliam os deficientes visuais, a jornalista e assessora de imprensa Natália Alcantara escreveu “Amor de Guia”.

O livro traz uma lição de cidadania e amor. Serve também como inspiração para aqueles que desejam ter um cão-guia além de mostrar o potencial dos animais e o trabalho realizado pelas instituições que normalmente é realizado através de doações.

“Quando tive oportunidade de ler a obra da Natália mergulhei em histórias emocionantes que têm como protagonistas seres adoráveis, obedientes e fieis e que superam quaisquer desafios para cuidar de pessoas e que só querem o amor como contrapartida. Natália tratou a fundo da rotina de cães-guia os quais vivem um dia-a-dia de grandes responsabilidades. Eles não cuidam e não enxergam apenas através de seus donos, eles os proporcionam uma nova vida. Além de abordar um tema muito apropriado, polêmico e de caráter social, ela detalhou em suas pesquisas sobre os benefícios e aprendizados ao deficiente visual além das pessoas que cercam esses cachorros: socializadores, treinadores, aprendizes… A sensibilidade de Natalia foi enriquecedora ao descrever sentimentos, visões, cenários, sensações… Certamente vale a leitura”, comentou Larissa Andrade, jornalista e diretora da Rotas Comunicação com mais de 16 anos de experiência no segmento da comunicação.

“Amor de Guia é o resultado de uma combinação feliz: vontade de intervir no mundo para torná-lo melhor e esforço desmedido para concretizar uma ideia que nasceu como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Univali. Por ter acompanhado de perto a autora durante o período de realização da obra, posso testemunhar sobre o quanto Natalia Alcantara se empenhou a fim de consultar o maior e mais qualificado conjunto de fontes, algo que a levou a bater em muitas portas e a empreender longas viagens. Interessava-lhe abordar o assunto sob vários prismas, ir além de divulgar um trabalho extraordinário, essencial às políticas de inclusão. Natalia pretendeu – e conseguiu – revelar histórias de amor e sensibilidade, relacionamentos de amizade e abnegação, exemplos de como os seres no planeta podem, sim, estabelecer parcerias e simbioses, com respeito e dignidade”, declarou Jane Cardozo da Silveira, jornalista e professora responsável pela orientação e desenvolvimento do livro.

Segundo a autora, o principal objetivo do livro é conscientizar e preparar a comunidade para receber os cães-guia, seja enquanto são aprendizes ou já formados, acompanhados por seus socializadores, treinadores ou deficientes visuais em lugares públicos conforme prevê a Lei nº 11.126/2005.

Publicação do livro: saiba como apoiar

Para apresentar o livro ao mercado a autora conta com o apoio da população e empresas através da campanha de financiamento coletivo pela internet pela Bookstart.

O crowdfunding – uma espécie de “vaquinha moderna” em plataforma virtual – é uma forma de apoio cultural para garantir a edição e publicação do livro. Quem quiser ajudar, seja pessoa física ou jurídica, pode contribuir através do site www.bookstart.com.br/amordeguia.

As cotas vão de R$ 20 a R$ 1.200,00 e podem ser pagas através de boleto, cartão de crédito e débito em conta através do Pagseguro. Caso a campanha não atinja a meta, o valor arrecadado será devolvido aos participantes. Todos os detalhes sobre o processo podem ser acompanhados pelo site.

A previsão é que o livro seja publicado em março de 2015.

“Publicar um livro é um grande desafio, principalmente para novos autores. O mercado editorial é muito fechado e competitivo, por isso decidi apostar na campanha de financiamento coletivo”, explica a autora Natália Alcantara.

Sucesso antes mesmo de ser publicado

“Hoje o livro já possui uma fanpage no Facebook que conta com mais de 7,5 mil fãs. Lá são contadas histórias de socializadores e experiências vividas pelos deficientes visuais com seus guias, curiosidades sobre aspectos específicos do treinamento além de dicas de como agir ao encontrar um cão-guia pela rua”, informa a autora.

Sobre a autora

Natalia Alcantara nasceu na capital paulista e mora há 20 anos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Apaixonada por cães aproveitou o trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para unir o desejo de escrever um livro e divulgar a importância dos cães-guia. No dia da banca, muito mais que parentes e amigos estiveram presentes cerca de dez cães-guia aprendizes. Além do diploma, o TCC rendeu um emprego como assessora de imprensa na Rotas Comunicação que é conciliado com a manutenção da fanpage Amor de Guia e o voluntariado na Escola de Cães Guias Helen Keller.

Mais informações:

www.bookstart.com.br/amordeguia

www.facebook.com/amordeguia.livro

Amor_Guia                                                     Foto: Any Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s