TCC: A escola e a violência

Por Amanda Zopelaro

Dois adolescentes se envolvem em uma briga. O local é uma escola particular de Balneário Camboriú. Um deles leva uma facada no pescoço. O caso aconteceu em junho desse ano e motivou a aluna Ana Dutra, do 7º período, a escrever uma grande reportagem sobre o assunto violência nas escolas.

O trabalho de conclusão de curso apresenta um panorama geral de casos como esse nas escolas do Brasil, segundo pesquisa realizada pela UNICEF. Também mostra o que acontece com um adolescente depois que comete um ato infracional, e traz uma questão à tona, por que a imprensa tratou com mais sensibilidade o caso. “Por trabalhar na Polícia Militar de Balneário Camboriú sempre estive a par de ocorrências envolvendo menores de idade, na maioria de classe média baixa. Nesse caso em especial, os dois jovens de 14 e 15 anos são de classe alta”, relata Ana Dutra

Adolescentes e infratores: a violência no ambiente escolar apresenta alguns dos motivos que levam os jovens a figurarem em um terço das ocorrências atendidas pela Polícia Militar aqui na região. Ao longo de 20 páginas, o trabalho intercala dados nacionais com medidas que devem se adotadas para que esse tipo de ocorrência diminua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s