Entrevista: Gabriel Vieira

Todo universitário, se não passou pela fase de produção do trabalho de conclusão de curso (TCC), um dia passará.  E para que possamos saber como é essa vida de rendimento total a esse trabalho que finaliza anos de vida acadêmica, conversamos com o estudante do sétimo período, Gabriel Henrique Vieira, de 20 anos, que entregou seu TCC no último dia 17. O TCC de Gabriel é sobre a Rádio Jaraguá AM, emissora na qual trabalha.

Por que você escolheu esse tema? 

– Escolhi justamente pensando que seria fácil, pois trabalho lá. Contou também, para a decisão, o fato de ser a emissora de rádio mais antiga da cidade (quase 70 anos) e ter muitas histórias pra contar. Porém, as dificuldades foram imensas, a emissora quase não tinha arquivo, praticamente tudo foi perdido ao longo do tempo, pouco restou. Estou baseando meu documentário nos relatos de ex-funcionários.

Há quanto tempo você começou a organizar o material para o documentário? 

– Pensando, mesmo, desde o quinto período.

O que mais te motiva a fazer um bom trabalho?

– Difícil dizer… acho mais que é a vontade de deixar algo marcado. Como a emissora não tem nada de arquivo, penso que esse documentário vai ajudar a preservar a história da rádio.

Você se sente seguro em relação ao seu desempenho?

– Olha, eu acho que sim. Acredito que eu tenha feito boas entrevistas, o que eu acho que pode contar negativamente pra mim é o fato de eu ter demorado a ter começado a editar, eu comecei a editar em cima da hora e talvez isso possa contar contra mim, pois com o  nervosismo a gente pode acabar fazendo besteira, mas acredito que eu tenha potencial e me sair muito bem.

Como você se organizou para conciliar o TCC com os outros afazeres?

– Esse foi um dos pontos que me fez decidir fazer um documentário sobre o meu local de trabalho, fica mais fácil pra conciliar justamente, eu não precisei fazer viagens muito longas por exemplo, no máximo, de Jaraguá do Sul até Blumenau.

O que você espera desse final de curso e quais são os planos depois de se formar?

– Espero estar empregado, ter um progresso efetivo na minha carreira, conhecer pessoas novas, ser reconhecido pelo meu trabalho o que é muito importante. E os meus planos depois que me formar é sair da minha zona de conforto, sair de Jaraguá, talvez. Fazer uma pós graduação de Produção e Gestão em Rádio e TV, que é existe aqui na UNIVALI.

Por Aniely Spenassato

Edição: Carlos Praxedes

Deixe um comentário

