Agência Prefixo é lançada no Curso de Jornalismo

O Curso de Jornalismo da Univali lançou oficialmente, na noite de ontem, dia 9 de junho, no campus de Itajaí, a Prefixo – Agência Experimental de Notícias (www.agenciaprefixo.com), um portal jornalístico produzido pelos acadêmicos, sob orientação de professores do curso, que busca possibilitar aos alunos uma prática de iniciação profissional adequada às necessidades da carreira jornalística e, ainda, oferecer à sociedade conteúdo de qualidade sobre diversas temáticas.
A Prefixo é criada e mantida a partir de uma disciplina do Curso de Jornalismo da Univali, intitulada Agência Experimental de Notícias, que vem cumprir a necessidade de oferecer mais uma experiência de iniciação profissional aos alunos, além de cumprir as exigências das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo. A disciplina é comandada por uma equipe de docentes do curso, composta neste semestre pelos professores André Pinheiro, Gustavo Zonta e Vinicius Batista.
“Nós fazemos um trabalho como de editores-chefe, mas incentivamos que parta dos próprios alunos a organização em equipe e o fluxo de produção do conteúdo. Por enquanto a experiência tem sido rica, tanto na questão da prática profissional que os acadêmicos estão vivendo quanto na variedade temática que tem surgido”, afirma o professor Vinicius Batista.
No encontro com a comunidade acadêmica e a sociedade civil, foi apresentada a estrutura e o funcionamento da agência, bem como a experiência dos alunos na prática jornalística. Vários jornalistas que atuam na região vieram conhecer o funcionamento da agência.
“É um espaço dedicado principalmente ao jornalismo comunitário. Debater as questões da nossa comunidade de forma independente, esse é o principal desafio da Prefixo. A agência começou a ser elaborada ainda em 2012, quando começamos a preparar a nova matriz curricular. É uma grande conquista para o curso”, comenta o coordenador do Curso de Jornalismo da Univali, professor Carlos Praxedes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s